DICAS: Como planear uma Roadtrip

Planear uma roadtrip não é uma tarefa fácil e nós falamos por experiência própria! Mas achamos que esta é uma das melhores formas de conhecer os cantinhos de cada destino que passamos.

Para quem desconhece o conceito de roadtrip, esta é, nada mais nada menos, uma forma de viajar de carro, mota ou autocaravana. Para conhecer novos destinos não precisas de usar sempre o mesmo meio de transporte – o avião. Viajar de carro, por exemplo, pode ser uma excelente opção se quiseres conhecer ao pormenor certos locais.

Só precisas de um bom veículo, um roteiro e muito espírito de aventura!

Nós adorámos a parte da aventura, essencialmente. Gostamos bastante de paisagens naturaiszonas verdes e de lugares onde parece que a liberdade não acaba! E quem é que não gosta de se sentir livre? Nós adoramos! Também planeamos, claro! Mas o que nos dá mesmo prazer é saber que vamos sair a certa hora e não saber o que nos irá esperar ao longo dos quilómetros percorridos na estrada. Fazer uma roadtrip a dois é a melhor forma de experienciar uma viagem inesquecível. Não precisas de te preocupar com horários de transporte públicos, cancelamento e atrasos de voos, etc. Mas sugerimos que planeies minimamente a tua roadtrip. As dicas que te vamos dar são das mais importantes para nós:

  • Escolher bem a companhia

Precisamos sempre de ter em atenção com quem vamos viajar. Precisamos de gostar da companhia dessa(s) pessoa(s) e das rotinas da(s) mesma(s). É mesmo essencial! E numa roadtrip tudo se intensifica, uma vez que vais passar muito tempo dentro do mesmo espaço com essa(s) pessoa(s). Vais ter de te ajustar a rotinas, ceder em algumas decisões e ser um pouco mais paciente e tolerante em algumas situações. Mas não faças disso um bicho de sete cabeças! Basta gostar da(s) pessoa(s) e te identificares com ela(s).

Neste aspeto, nós damo-nos super bem! Conseguimos encontrar um equilíbrio entre individualidade e o espaço do outro.

  • Fazer um roteiro flexível

É quase impossível fazer uma viagem sem algumas linhas de orientação. O planeamento do roteiro pode não ser fácil de fazer e gerir mas é algo que acreditamos ser essencial. Nós costumamos escolher lugares que gostaríamos de visitar, ver as atrações desses mesmos lugares e localiza-las no mapa. Mas não planeamos demasiado. Há sempre flexibilidade para mudar de rota quando nos apetecer. Quando queremos pernoitar, normalmente reservamos antes porque já temos ideia de qual vai ser o local de paragem, mas até isso pode ser feito durante a viagem.

  • Fazer a revisão prévia do veículo

Qualquer que seja o veículo que vão escolher para fazer a roadtrip é necessário que tenhas em atenção à “saúde” no mesmo. Tens de ter em conta que vais fazer mais quilómetros que o habitual, por isso antes de te fazeres à estrada, vai ao mecânico e faz uma revisão geral. O veículo pode parecer-te sem problemas, mas não será nada agradável descobrir anomalias num país estrangeiro. Uma opção será alugar um veículo e assim não precisas de te preocupar com essa parte. Já escrevemos um artigo sobre as melhor opções rent-a-car, podes reve-lo aqui o artigo.

  • Criar um orçamento de viagem

Planear uma roadtrip sem estruturar questões financeiras é um erro grave. Nós costumamos anotar a estimativa de todos os gastos que vamos ter – gasolina, atrações, comida, etc. . Convém contar sempre com uma estimativa para cima do que valores abaixo daquilo que pode ser o custo real. Também definimos o limite que podemos gastar para assim planearmos a nossa gestão financeira mensal. Se viajares com mais pessoas, esta é uma dica imprescindível.

  • Criar uma plalylist de músicas

O que é uma roadtrip sem música? Não existe! Nós temos gostos musicais muito semelhantes o que facilita em muito as nossas viagens de carro. Mas se fores com alguém que tenha um estilo completamente diferente do teu, tentem arranjar um equilíbrio.

Equilíbrio é sempre a fórmula mágica para qualquer relação!

  • Levar sempre snacks

Para uma roadtrip costumamos sempre levar snacks, pois nunca sabemos quando vamos mesmo parar. Não há nada pior que te dar a fome e estar no meio do nada com umas centenas de quilómetros para fazer. Assim também poupas alguns trocos se porventura acontecer. Os snacks devem ser fáceis de transportar e devem ocupar pouco espaço. E não te esqueças dos líquidos. Anda sempre com uma garrafa de água no carro. Nós andamos sempre com barrinhas de cereais, pacotes de bolachas e àgua na mochila.

  • Optar por estradas nacionais e secundárias

Evitar portagens é o nosso lema. Para além de pouparmos em portagens e scuts, apreciamos vistas que na auto-estrada seriam impossível de apreciar. É verdade que também fazemos mais quilómetros, ou seja, mais dinheiro em gasolina, mas tentamos sempre optar por essa opção.

  • Escolher um bom GPS

Escolher um bom GPS é super importante, sobretudo se quiseres fazer a tua roadtrip por estradas nacionais e secundárias. Tem que estar atualizado, quer a nível de software, quer nível de mapas. Nós temos usado sempre o Googlemaps.

Nós já planeamos a nossa próxima Roadtrip! E a tua, quando vai ser?

Deixe uma resposta