DICAS: Como poupar em viagem

Dinheiro não é desculpa para não viajar. E, ao contrário do que muitas pessoas dizem, viajar não é só para ricos!

Sim, é possível viajar com pouco dinheiro. Muita gente não o faz porque tem outras prioridades, como carreira profissional, família, etc. É habitual ouvirmos alguém dizer que quer viajar, mas depois de fazer todas as contas priorizam outras coisas. O que não é certo nem errado. Cada um define os seus objetivos de vida.

Porque não queremos que deixes de viajar por causa de dinheiro, deixamos-te 7 dicas para poupares algum dinheiro em viagens:

1.Avalia o dinheiro que tens e que podes gastar

Antes de planear a tua viagem define o teu budget! Tens de avaliar quanto dinheiro tens disponível, quanto vais querer realmente gastar na viagem e dar sempre alguma margem para despesas que possam surgir. Ou seja, define um valor máximo a gastar pela totalidade da viagem (voos, hotel, comida, souvenirs, etc.) uma vez que te vai ajudar a gerir melhor o teu dinheiro. Vê neste artigo como fazer um orçamento para as férias em 8 passos.

2.Viaja em época baixa

Esta parece uma dica óbvia (até é!), mas vai pesar muito na altura de comprar a tua viagem e é muitas vezes ignorada. É natural que as pessoas queiram viajar em época alta pois é, normalmente, quando o clima é melhor para desfrutar das férias. No entanto, nesta altura não há um calendário certo de supostos “melhores dias” porque devido às alterações climáticas é possível conseguir um clima agradável fora das ditas épocas altas (e sempre poupamos uns trocos). Viajar em época baixa também tem a vantagem de não teres de lidar com a enchente de turistas.

NOTA: as épocas altas e baixam variam em função do país que vais visitar, por isso informa-te antes 😉

3.Prepara refeições em casa (se possível)

Esta dica não toca a todos, pois vai depender sempre do alojamento. Se ficares num hotel é quase impossível, por exemplo, mas se for um aparthotel ou apartamento local já se torna mais fácil. Mesmo que fiques num hotel, recomendamos ainda assim que compres algo no supermercado (sejam snacks ou refeições rápidas) e prepares algo simples para esse dia. Consegues poupar bastante! Por exemplo, compra algo e leva para a praia. Só evita lojas próximas da praia – a tendência é que sejam mais caras. No nosso caso, costumamos fazer um bom pequeno-almoço para não gastarmos muito com as próximas refeições e costumamos sempre andar com snacks comprados no supermercado na nossa mochila.

4. Participa em atividades gratuitas

Sempre que viajamos procuramos atividades que possam ser interessantes para ambas. Escolher as atividades ajuda-te a fazer render o tempo de férias e a poupar. No máximo gastamos 1/2 vezes em coisas não gratuitas e apenas quando são atrações que consideramos obrigatórias. Fora isso, optamos sempre por espaços que nos permitam poupar uns trocos.

5. Partilha carro e casa

Se viajares com amigos porque não alugar carro? Podes ver aqui no nosso artigo com as melhores dicas para o fazer. É mais funcional e não estás limitado por horários de transportes públicos.  O mesmo se passa com o sítio onde vão ficar. Um apartamento pode ser uma melhor opção que vários quartos individuais ou duplos.

6. Não compres lembranças no aeroporto

Já é de senso comum que este tipo de produtos nas lojas de aeroporto não são baratos, pese embora a publicidade que por lá anda diga o contrário. Por isso, se puderes, evita comprar as lembranças lá. Opta por oferecer algo simbólico, como uma foto tua num local emblemático ou um postal com uma dedicatória. Por vezes oferecemos coisas sem utilidade e podemos poupar muito dinheiro não o fazendo. Se precisares de dicas sobre que lembranças comprar, podes ler este artigo.

7. Evita saídas à noite

É normal querer experimentar a vida noturna nos destinos que visitas. Ir todas as noites, no entanto, sai bastante caro. Opta por cafés locais e locais agradáveis para se estar numa noite de verão, como esplanadas ou jardins, em vez de ir para discotecas e bares. O álcool também é outro fator para gastares mais dinheiro. Nós decidimos experimentar uns cocktails em Malta e foram logo 5,50€/pessoa.

E tu, onde poupas quando vais de férias? Envia-nos uma mensagem ou deixa um comentário com os teus truques!

Deixe uma resposta