DICAS: Destinos onde não alugar carro

map car

Muitas vezes alugar carro é a melhor opção para viajar com tranquilidade e conforto. Mas será que vale a pena alugar carro em todos os destinos? Não! Fizemos uma lista de destinos onde não deves alugar carro.

Como já escrevemos anteriormente num post, existem inúmeras situações onde alugar carro em viagem é benéfico. Mas nem em todos os destinos esse conforto é justificável, uma vez que a rede de transportes do local é muito eficiente ou a confusão das ruas não te permite ter uma viagem totalmente descansada. Uma vez reunidas estas condições fizemos uma pequena lista com destinos que é melhor não pensares em alugar carro.

  • Paris

Alugar carro em França pode ser viável em alguns casos uma vez que as estradas francesas são muito boas e, dependendo do destino em França, alugar carro pode ser uma opção. Contudo se quiseres visitar a capital francesa será melhor utilizares os transportes públicos.

O metro de Paris é a melhor forma de viajar entre locais dentro da capital. As linhas do metro distinguem-se por cores e estão numeradas. Podes ver aqui o mapa do metro. Outras formas de viajares por Paris é através da linha de autocarros, da RER e de elétrico. Podes conferir o preço dos bilhetes no portal da Rapt, que é quem gere a rede nacional de transportes francesa.

Esta é a melhor opção se quiseres viajar para Paris uma vez que conduzir pela capital francesa pode tornar-se num verdadeiro desafio (à paciência). O trânsito é infernal e os estacionamentos são escassos e caros. Confere aqui o trânsito em direto de Paris.

  • Londres

Se nos segues e viste o nosso post sobre a nossa viagem a Londres, sabes que não alugamos carro e utilizamos a rede de transportes pública londrina. Alugar carro em Londres é um erro que pode ficar caro. Os transportes funcionam bem e, a não ser que haja uma excelente justificação para alugar carro, o melhor é não o fazer.

Para nós, o melhor e mais rápido meio de transportes em Londres é o metro. E portanto, conhecer o mapa das zonas dos transportes públicos em Londres é essencial. A maior parte das atrações turísticas fica na zona 1 e 2. Mas existem outros meios de transporte para se movimentarem em Londres como o autocarro, elétrico, comboio, etc.

Por isso se quiseres fugir à confusão do trânsito da grande capital londrina o melhor é utilizares os transportes públicos.

big-ben-bus-london

  • Barcelona

Barcelona é uma cidade cosmopolita com grande importância quer a nível cultural como comercial, financeira e turística. E é por isso que é uma das cidades europeias mais visitadas. Nós consideramos que a melhor forma de nos movimentarmos em Barcelona é também através dos transportes públicos uma vez que o trânsito costuma ser muito intenso e existe muita dificuldade para arranjar estacionamento.

Barcelona tem um sistema integrado de transportes públicos gerido pelo TMB que junta metro, autocarro, comboio, teleférico, elétrico. Podes conferir os preços dos bilhetes aqui.

Alugar carro em capitais grandes e altamente turísticas não é viável

Existem outros destinos de viagem que consideramos que alugar carro não será a melhor opção como por exemplo:

  • Berlim
  • Praga
  • Roma

Alugar carro dentro de grandes cidades é um desperdício de dinheiro e de tempo. Por isso, se queres evitar as filas de trânsito e o tempo de espera para arranjar estacionamento opta pelos transportes públicos porque para além de ser menos stressante é mais amigo do ambiente!

E qual é a tua opinião sobre alugar carro em grandes cidades? Achas que vale a pena?

Deixe uma resposta