DICAS: Que souvenirs comprar?

Todos gostamos de viajar, tirar fotografias, fazer vídeos, experimentar a cozinha local… Tudo isto são memórias que trazemos connosco. Mas há ainda outra forma de nos fazer voltar àquela semana, àquele dia, àquele destino: os souvenirs.

Cada viajante tem aquele presente que gosta de comprar sempre que vai em viagem. A Marisa adora trazer canecas e imans; a Luciana é fã de imans e postais. Seja onde for que vamos, trazemos sempre um pedaço de cada na forma destes objetos. Para além destes, tanto eu como ela gostamos de trazer coisas típicas e que são diferentes em todo o lado.

imans

Um exemplo muito prático é aquele que temos no nosso país. Uma pessoa que visite o norte vai mais facilmente comprar um galo de Barcelos ou um lenço dos namorados, típico de Vila Verde. Uma pessoa que visite o centro já será mais impelida a comprar algum tipo de íman, pano ou forma em cortiça de uma sardinha.

Quando somos nós a ir para o estrangeiro ou para uma localidade diferente aqui em Portugal, também vamos encontrar produtos e objetos típicos.

Mas a pergunta mantém-se:

Como escolher o melhor souvenir?

Imans toda a gente tem, canecas podem ser caras, porta-chaves já estão “batidos”… Afinal o que raio vamos nós comprar para oferecer e para nós também?!

  • Produto típico

Para além do que já falamos, uma coisa que ambas gostamos de trazer, se a região tiver algum que seja de um fruto ou doce típico, é uma garrafinha pequena de licor. Usamo-la como desculpa para oferecer a alguém e provar também 😛

Doces típicos também são uma excelente forma de oferecer a família e amigos algo diferente que também os transporte, de certa forma, para o país ou cidade que visitamos. Uma garrafa pequena de licor ou um doce típico pode rondar os 2-5€ por peça na Europa, por isso pensa bem em quantas queres e podes comprar tendo em conta o orçamento que definiste para as férias.

  • Postais

Já dissemos acima que é uma das recordações prediletas da Luciana e é um presente muito simples e muito barato para oferecer. Em média, conseguem-se postais por 0,15-0,30€ cada um. Mas deixamos uma dica para os tornar ainda mais únicos: enviem esse postal pelo correio, diretamente do local em que se encontram. Vai ficar sempre um pouco mais caro, mas há sempre aquele amigo a quem gostamos de dar algo mais especial.

  • Pedras locais

Estranho? Nós sabemos! Mas há pessoas que têm muito gosto em receber estes pedaços de terra estrangeira. Não que tenham grande valor comercial, mas é um souvenir diferente, local, a custo 0 (ou quase). Sugerimos apenas que a tentes colocar num frasquinho limpo com alguma inscrição. Não vais gastar muito mais com estes elementos e é sempre uma forma de personalizar e embelezar a peça.

  • Champô/gel de banho de hotéis

Mais uma vez estranho, mas não faltam pessoas a querer demonstrar os diferentes tipos de gel de banho que já amealharam com viagens próprias (ou assim o querem fazer parecer 😛 ) ou ainda que gostam simplesmente de ter uma coleção variada de souvenirs de hotéis.

Há muitos outros tipos de souvenirs de que nem falamos aqui e que podem ser completamente diferentes e, por isso, especiais. Conhecer bem a pessoa e o que ela gosta, aliada a alguma imaginação podem fazer de ti a melhor pessoa a dar presentes!

E tu? Que souvenirs costumas trazer?

Deixe uma resposta