LONDRES: Churchill War Rooms

O Churchill War Rooms é um museu que nos remete para a década de 40, para o envolvimento dos britânicos e da influência do primeiro-ministro, Winston Churchill, na segunda guerra mundial.

O governo britânico temia que os alemães bombardeassem Londres nos primeiros anos da década de 1940, o que mais tarde aconteceu. Por isso, construiu, no subsolo, um abrigo anti-bomba, que serviu de quartel-general da equipa de guerra do ministro.

Comprámos os nossos bilhetes online, uma vez que poupávamos 10% em cada bilhete (£18.90/pessoa em vez dos £21.00 no balcão). O museu funciona com marcação de horário (quando fomos só estava disponível o das 9h30), mas normalmente podem marcar visita entre as 9h30 e as 18h, sendo que a última entrada é as 17h.

A fachada do museu não é muito evidente mas lá conseguimos encontrar! As estações de metro mais próximas são Westminster (linhas Jubilee, District e Circle) e St James’s Park (linhas District e Circle).

IMG_20180309_092757_HDR

Assim que entrámos no museu, conseguimos logo sentir um ambiente diferente e único. O audio-guia, que está incluído no preço do bilhete, cria um ambiente propenso à vivência daquela época. É também este que ajuda a esclarecer factos, apresentando depoimentos e outras informações a respeito da guerra, do primeiro ministro e de Londres sob o ataque de Hitler.

O museu é dividido em duas grandes partes: o gabinete de guerra e uma ala dedicada à vida de Churchill ( onde há uma parte interativa – bastante interessante!).

A primeira parte começa com algumas salas utilizadas pelos membros da equipa de Churchill. As salas estão bem restauradas e reconstruídas, o que nos ajuda a voltar no tempo e a perceber como as salas estavam dispostas. Surgem cartazes, alarmes, placas nas paredes. Também existem depoimentos de pessoas que trabalhavam no local. As telefonistas, por exemplo, eram  jovens que não podiam revelar o que faziam naquele local.

Churchill_Cabinet_War_Rooms_05.jpg

A outra parte é exclusivamente dedicada à vida de Winston Churchill, desde a sua infância solitária até à sua carreira militar.  Dá para ouvir partes dos discursos de guerra de Churchill, ler cartas  que Churchill trocava com a sua esposa Clementine, ver pinturas e objetos pessoais.

Neste espaço ainda existe uma parte dedicada ao relacionamento de Churchill com o Médio Oriente.

IMG_20180309_103532_HDR

A meio da visita ainda parámos para ir comprar uma garrafa de água num café que tem no interior (a visita já durava umas 3h!). Depois prosseguimos a visita e vimos ainda mais algumas divisões de Winston Churchill e dos quartos onde os seus trabalhadores dormiam.

A visita não terminou sem antes comprarmos alguns postais alusivos ao Museu!

2 Replies to “LONDRES: Churchill War Rooms”

  1. Muito bom esse post! O Churchill War Rooms é um dos meus museus favoritos de Londres.

    1. Nós adorámos. Perdemos cerca de 4h a explorar o museu. Recomenda-se a quem gostar de história e desta época.

Deixe uma resposta