Quando estávamos a planear a nossa visita a Malta decidimos que iríamos visitar algo relacionado com a história do país (como já tínhamos feito em Londres). Pesquisámos e encontrámos as St. Paul’s Catacombs. A visita era barata (5€) – podes consultar os preços aqui – e pareceu-nos adequado ao que procurávamos.
As St. Paul’s Catacombs (Catacumbas de São Paulo) são um típico complexo de cemitérios romanos subterrâneos interligados que estavam em uso até o século IV dC. Estão localizados nos arredores da antiga capital romana Melite (hoje rodeado por Mdina e Rabat), uma vez que a lei romana proibia os enterros dentro da cidade. Também compreende as catacumbas de Santa Agatha, San Katald, Santo Agostinho e muitas outras.
As Catacumbas de São Paulo representam as primeiras e maiores evidências arqueológicas do cristianismo em Malta. O local foi limpo e investigado em 1894 pelo Dr. António Caruana, pioneiro da arqueologia da era cristã em Malta. Nos dias de hoje é administrado pela Heritage Malta.
A entrada para o complexo principal das St. Paul’s Catacombs leva a dois salões consideravelmente grandes, adornados com pilares feitos para se assemelharem a colunas dóricas e gessos pintados, a maioria dos quais agora desaparecidos. De acordo com o que parece ter sido uma norma na maioria das catacumbas cristãs, estas salas principais estão equipadas com duas mesas circulares colocadas numa plataforma baixa com lados inclinados.
As catacumbas acabaram por ser abandonadas. A entrada principal estava bloqueada, mas o acesso ainda era possível através de um hipogeu independente em Djar Ħanżira (hoje beco das catacumbas). A escavação das catacumbas começou no final de 1800 e além da construção de salas de proteção, nenhuma outra conservação foi realizada no século XX.
Razões para visitar St. Paul’s Catacombs
- É o maior cemitério subterrâneo romano em Malta;
- Têm das primeiras e maiores evidências arqueológicas do cristianismo em Malta;
- É um centro espiritual que serve como cemitério dos tempos púnicos e romanos;
- Tem espaços que mostram como é feita a conservação do local bem como as técnicas utilizadas na escavação.
O local está aberto ao público todos os dias, das 9h às 17h. Contudo, nem todas as catacumbas podem ser visitadas.
Como Chegar
- De carro, St. Agatha Street, Rabat RBT
- De autocarro, paragem Inguanez (linhas 51, 52, 53, 56, 181, 201 e N52)
A experiência para ambas foi benéfica, uma vez que ficamos a conhecer um pouco mais sobre a história de Malta. Contudo, ficou um pouco aquém das expectativas. Esperávamos Catacumbas mais amplas e que a visita fosse mais interativa. A loja também não tem grande oferta (já para não falar dos preços). Mas, como dissemos, foi uma boa experiência para estarmos em contacto com a cultura maltesa.