PARIS: O que fazer e visitar nos arredores

lake chartres

Quem visita França conhece a cidade das luzes, ou seja, Paris. E não é por acaso que é uma das capitais mais visitadas do mundo. Mas para além da Torre Eiffel e do Museu do Louvre sabes o que fazer e visitar nos arredores de Paris?

Se segues o nosso instagram,reparaste que fizemos uma escapadinha no passado fim-de-semana a França. O intuito era ir à festa de aniversário da afilhada da Luciana, mas acabamos por aproveitar a viagem da melhor forma. Com este nosso blog pessoal de viagens, queríamos mostrar-vos e aproveitar não só o cliché da capital de Paris, mas também aproveitar para visitar um pouco mais os arredores da cidade do amor.

A afilhada da Luciana vive em Aunay-sous-Auneau, que só por si fica nos arredores da capital (a cerca de 1h10 do centro de Paris). Portanto, decidimos que o melhor a fazer era alugar carro. Se quiseres saber mais sobre as soluções rent-a-car podes ver aqui.

O primeiro dia foi reservado para visitar o centro de Paris, uma vez que tínhamos de passar por lá para chegar ao destino final. Voamos para o aeroporto de Beauvais (demoramos cerca de 1h30 a chegar). Deixamos o carro num parque de estacionamento em La Défense e apanhamos o metro para o centro de Paris. A primeira coisa a visitar foi o incrível Arco do Triunfo e depois seguimos para a Torre Eiffel, que apreciamos de diferentes ângulos.

 

torre eiffel

eiffel tower

 

A Praça da Concordia e os jardins perto do Museu do Louvre foram as paragens seguintes. O calor estava a tornar-se insuportável e após 7KM a caminhar, decidimos voltar para La Défense, onde tínhamos o carro.

jardim louvre

Mas afinal o que há nos arredores de Paris?

Foi no sábado e no domingo que mais exploramos as terrinhas que fazem fronteira com a capital francesa.

  • Chartres

Esta cidade fica a 1h do centro de Paris. Chartres tem menos de 50 000 habitantes e as suas ruas e estruturas parecem saídas de um conto de fadas. A atração principal é a Catedral de Chartres, considerada património mundial da UNESCO, e construída entre os séculos XII e XIII. O centro da cidade está repleto de lojas, restaurantes e bares.

catedral chartres

A Catedral de Notre Dame de Chartres é o ponto turístico mais famoso desta cidade. Enquanto conduzes em direção à vila, já se consegue ver a estrutura ao longe. A Catedral é enorme e tem uma arquitetura muito bonita e vitrais de fazer cair o queixo. A catedral foi completamente destruída em 1194, durante um incêndio, e reconstruída em cima da antiga igreja. Como já foi num período diferente, a reconstrução tomou um estilo gótico e não romano. A melhor parte é que a podes visitar sem qualquer custo. A entrada é gratuita.

Nós ficamos encantadas com as ruas e com as casinhas datadas da Idade Média. 

Também visitamos os jardins do Museu das Belas Artes, onde aproveitamos para tirar algumas fotos.

museu belas artes chartres

Como a nossa política nesta viagem foi poupar, optamos por não gastar dinheiro com atrações turísticas. No entanto, em Chartres há outros locais que podes visitar, como a Cripta, o Centro Internacional do Vitral e outras atrações com custos associados.

  • Versalhes

A cidade de Versailles fica a cerca de 22 KM da capital francesa. É conhecida sobretudo pelo seu palácio e jardins. Quando chegamos ao recinto do palácio é impossível ficar indiferente ao símbolo do poder absoluto e dos excessos da corte francesa. O dourado, a grandeza das estruturas… Tudo é sinónimo de poder!

Versailles

O nosso objetivo era visitar apenas os jardins por ser uma parte gratuita, mas infelizmente acabamos por não os visitar. Ao que parece, no verão há espectáculos nos jardins, o que significa que há um custo de 9,50€ para entrar.  Prometemos voltar e visitar, quer o palácio, quer os jardins, e nessa altura contamo-vos todos os detalhes!

Versalhes

  • Marly-le-Roi

Antes de terminarmos a nossa viagem a França, visitamos a pequena cidade de Marly-le-Roi. Esta cidade tem apenas 16 000 habitantes, mas é conhecida pelo seu enorme jardim e estradas principais com casas de muitas cores.

jardim marly le roi

Apesar da distância, este jardim ainda pertence aos jardins do palácio de Versalhes.

Esta foi a nossa viagem pelos arredores de Paris. E tu o que já visitaste nos arredores?

Deixe uma resposta