PORTUGAL: Arcos de Valdevez

Já ouviram falar de Arcos de Valdevez? Se ainda não, vão passar a querer pesquisar mais depois deste artigo!

Arcos de Valdevez, Minho. Terra de muito verde, sossego e paisagens de cortar a respiração. E quem não gosta de uma combinação dos três?

Somos duas pessoas que adoram natureza e que adoram aventurar-se pelo meio da montanha. Quando reservamos o nosso fim-de-semana em Arcos de Valdevez, a escolha do alojamento foi feita mediante dois fatores: preço e localização. O fim-de-semana em Arcos de Valdevez fazia também parte de um leque de presentes de aniversário que na altura a Marisa ofereceu à Luciana quando fez anos.

Há duas semanas partimos de carro em direção ao nosso turismo em espaço rural: Arcos House.

casa do loureiro

Já ficaste num turismo em espaço rural? Conta-nos como foi!

Na Arcos House fomos recebidas pelo Sr. Rui que conhece a zona como a palma da mão. Já era de noite e não conseguíamos sequer adivinhar onde estávamos. Tudo era escuro à nossa volta. No dia seguinte, no entanto, ao abrir a porta da Casa do Loureiro, onde ficamos, o maxilar caiu, os braços ficaram inertes e os nossos olhos nem sabiam para onde olhar. Estávamos no meio da serra, e olhar o Ecopark de Oussias, e o que estava à nossa frente era tão melhor que o que vimos nas fotografias!

A Arcos House tem acesso direto ao Ecopark de Oussias, por isso passamos a nossa manhã de sábado a aproveitar a nossa casinha de fim-de-semana (condições excelentes!) e depois do almoço partimos à descoberta.

casa do loureiro

arcos house

Passamos por miradouros, vimos espécies de animais e plantas que nem sonhávamos que existiam – as mais recorrentes estão identificadas em placards que indicam também as suas características – e conseguimos respirar o ar puro que muitas vezes nos falta por vivermos na cidade. Quase nos intoxicamos com a qualidade do ar!

O Ecopark de Oussias começa já a ser conhecido pelos portugueses, que depois também partilham as suas experiências e fotografias com estrangeiros. Conhecem esta imagem?

ecopark

É realmente espectacular! No entanto, a grande maioria das pessoas chega à cascata supostamente mais conhecida e volta para trás sem sequer pensar no quanto perder por não continuarem o trilho. Deixamo-vos um slide com algumas pérolas.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Ecopark é uma pérola do Minho, não temos dúvidas! Passamos cerca de 2h a explorar o trilho que estava marcado. Até amigos fizemos 😀

lagarto de cabeça azul

Foi a primeira vez que vimos um lagarto tão de perto e logo um lagarto de cabeça azul, específico da zona! Ficamos logo babadas e maravilhadas.

A natureza é linda. O nosso conselho: aventurem-se! Caiam, escorregem, sujem-se, sintam a natureza, sintam o local! Nós escorregamos algumas vezes e até andamos de gatas 😀 mas foi uma experiência espectacular!

No domingo partimos depois do pequeno-almoço em direção a outras cidades e locais históricos dos quais vamos falar noutro post.

Gostavas de passar um fim-de-semana na Arcos House? Entra em contacto connosco 🙂

2 Replies to “PORTUGAL: Arcos de Valdevez”

  1. Olá! Nós também gostamos muito de Arcos de Valdevez, tiveram oportunidade de visitar os espigueiros do Soajo?

    1. Olá! 🙂 não chegamos a passar pelo Soajo, faz parte de outro percurso que queremos fazer ao longo do parque nacional. Há tanta coisa ainda por ver por estes lados!

Deixe uma resposta