PORTUGAL: ArcosHouse

 A natureza é sempre um tipo de destino que nos agrada. E quem conhece o norte de Portugal, sabe que as zonas de Arcos de Valdevez e Gerês são ricas nesse tipo de paisagens.

No início de Maio, fomos usufruir de uma parte do presente de aniversário que a Marisa tinha oferecido à Luciana. Seguimos viagem numa sexta-feira, depois de jantar no restaurante Gosto Superior, em Braga. Saímos mais tarde que o previsto e ainda tínhamos quase 1h30 de viagem.

Após uma viagem atribulada por caminhos escuros, estreitos, de curvas e contracurvas, lá chegamos ao destino de Arcos de Valdevez, mais especificamente ao ArcosHouse. Tínhamos inicialmente marcado com o rececionista por volta das 22h. Como já estávamos um pouco atrasadas, voltamos a contactar a informar da nova hora, pois a receção não estava aberta. Na altura decorria o Expovez e a ArcosHouse estava lá representada. Assim que chegamos, tentamos ligar para o rececionista, o Sr. Rui, mas sem sucesso. A rede não estava favorável visto que estávamos num ponto alto da Aldeia Rural de Oussias. Após uma espera de cerca de 10 minutos chegou finalmente o Sr. Rui, responsável por nos dar a chave da casa rural onde iríamos pernoitar sexta-feira e sábado. O nosso check-in foi rápido e sem complicações, o que por si só nos deu logo uma excelente primeira impressão do rececionista e da unidade de alojamento.

Como era de noite não conseguimos ver o espaço mas tínhamos combinado acordar cedo para o ir explorar.

O ArcosHouse é composto por 14 casas rurais e está localizado na aldeia de Carralcova, a cerca de 12Km da Vila dos Arcos de Valdevez. Este espaço está muito perto do Parque Nacional da Peneda Gerês classificado como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

A nossa casa era a Casa do Loureiro e tinha um quarto com cama de casal, kitchnett (onde aproveitamos para fazer as nossas refeições), um espaço com uma mesa para essas mesmas refeições e uma excelente casa-de-banho – o chuveiro era muito agradável. Ainda podíamos usufruir de uma piscina exterior. Adoramos o espaço! Mas existem outras casas – podes vê-las todas aqui. Todas as casas são decoradas dentro do estilo rústico e foram totalmente recuperadas e renovadas para proporcionar um alojamento única junto da natureza.

Esta é uma aldeia muito tranquila onde podes respirar ar puro e te cruzares com o gado pelas montanhas

O Arcoshouse adoptou uma atitude de sustentabilidade onde implementou várias práticas para reduzir a pegada ecológica.

Decidimos explorar o espaço no sábado à tarde. Fomos, então, em direção ao Eco Park de Oussias ,onde percorremos alguns quilómetros. Passamos por algumas cascatas, pontes, descobrimos novas espécies de animais e plantas e ainda fizemos exercício. Foi uma tarde fantástica. Mas se um dia quiseres conhecer o ArcosHouse, podes explorar outros caminhos, como por exemplo o Trilho da Lombadinha, Percurso na Ecovia do Vez, Trilho do Fojo da cabrita, entre outros.

 

Já falamos da nossa viagem a Arcos de Valdevez num artigo que podes ler aqui, mas foi no sábado que mais exploramos este pequeno cantinho do ArcosHouse.

O nosso intuito com esta escapadinha era aproveitar ao máximo a paz que se fazia sentir naquele lugar. É um ótimo local para descontrair e relaxar.

“Aqui as árvores, os animais e as águas cristalinas mostram-se em todo o seu esplendor e presenteiam-nos com toda a sua beleza natural.”

E tu, querer usufruir destas paisagens pelo ArcosHouse? Entra em contacto connosco!

Deixe uma resposta