PORTUGAL: Citânia de Briteiros

Quem ainda não ouviu dizer que o Minho é lindo? Pois bem, o Minho é lindo! E no passado domingo fomos visitar a histórica Citânia de Briteiros.

A subida de carro ao Monte de São Romão proporciona vistas fantásticas sobre as aldeias de espalhadas pela freguesia de Briteiros e arredores. A chegada ao parque de estacionamento revela que a visita ao local não vale a pena só pela história.

citania de briteiros vista

A Citânia de Briteiros é um local arqueológico da Idade do Ferro que nos leva a percorrer uma antiga vila que terá sido abandonada algures pelo século III.

A entrada tem um custo de 3€, a visita é livre, e este bilhete inclui ainda a visita ao Museu da Cultura Castreja, na mesma freguesia e que não tem validade de utilização. Foi-nos entregue um mapa com informações úteis sobre cada local assinalado para que não nos perdêssemos a pensar porque raio aquele local estaria assinalado.

Passamos por antigas urbanizações dentro da Citânia, cujas casas minúsculas só nos lembram uma única divisão da casa, locais de culto religioso, uma ampla clareira onde antigamente vivia o mais influente e “governador” da Citânia e onde o mesmo organizava festas para ostentar a sua grandeza, entre outros.

 

 

No final da visita, a receção encaminha-nos para o bar para descansar da caminhada enquanto admiramos as vistas do Monte de São Romão e temos as montanhas aos nossos pés.

Um domingo de tarde bem passado, barato, em que se respira ar puro e conhecimento. (Claro que os mosquitos também estavam presentes.)

Deixe uma resposta